terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pastel frito de carne


Ingredientes para o recheio

1 kg de carne moída
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 lata pequena de molho de tomate peneirado
Sugestão de outros ingredientes para tornar o recheio mais saboroso e colorido

Azeitonas verdes picadas
Cenoura picadinha e pré-cozida
Ovos cozidos picados
Milho
Ervilhas

Ingredientes para a massa

1 kg de farinha de trigo
2 ovos
4 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de leite
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 lata de óleo para fritar
Modo de fazer

Prepare o recheio: Em uma panela ponha o azeite para esquentar e depois de quente coloque a carne moída, o sal e a pimenta. Misture bem para o tempero se espalhar uniformente por toda a carne. Deixe cozinhar até ficar bem sequinha. Depois acrescente o molho de tomate e junte também os outros ingredientes sugeridos ou de sua preferência, para tornar o recheio mais saboroso e colorido. Cozinhe mais um pouco até ficar sequinho de novo. Deixe esfriar.

DICA: Esse recheio pode ser usado para esfihas, massas folhadas, risoles, panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc...

Prepare a massa: Em uma tigela grande misture a farinha de trigo com o sal e o fermento. Depois acrescente os ovos ligeiramente batidos com um garfo, misture bem e junte a manteiga. Aos poucos vá acrescentando o leite e trabalhando a massa com as mãos até que fique macia e uniforme. Cubra tigela com um pano de prato e deixe descansar por uns 20 minutos.

DICA: Para que a massa fique lisa e bem misturada é melhor usar as mãos, pois o calor delas ajuda a margarina a derreter um pouco e se misturar mais fácil e rapidamente à farinha.

Abra a massa: Com a ajuda de um rolo de pastel abra a massa bem fininha em cima de uma superfície lisa e um pouco enfarinhada para não grudar. Pode usar também uma máquina manual de macarrão, pois facilita muito o trabalho e é possível conseguir massas bem fininhas.

Formato meia lua: Corte círculos na massa com a ajuda de uma xícara grande se quiser fazer pastéis no formato de meia lua. Espere o recheio esfriar e ponha um pouco no centro. Dobre o círculo ao meio e com um garfo aperte toda a emenda para evitar que o pastel se abra ao fritar.

Formato quadrado: Se preferir fazer pastéis quadrados ou retangulares, basta apenas abrir a massa formando uma larga tira, depois faça vários montinhos de recheio ao longo de um dos lados da tira de massa já aberta e dobre-a ao meio fechando os pastéis. Tome o cuidado de passar o dedo molhado (pode usar um pincel de cozinha também) onde irá fazer os cortes. Corte os pastéis com a ajuda de um cortador de pastel. Nesse caso não é necessário usar o garfo para apertar as bordas. Independente do formato que escolher, se fôr utilizar o requeijão catupiry, ele deve ser acrescentado na hora em que estiver recheando os pastéis.

DICA: Quanto mais fina a massa, mais delicada para trabalhar fica, porém mais leve ao paladar. Massas abertas muito grossas acabam deixando os salgados muito "massudos".

Para grudar bem as bordas da massa passe o dedo molhado antes de apertar.

Frite os pastéis: Em uma panela larga e funda ponha o óleo para aquecer, deixe esquentar bem e só então coloque os pastéis um a um com cuidado com o auxílio de uma escumadeira para evitar queimaduras. Lembre-se que eles incham e ocupam mais espaço na panela ao serem fritos. Eles estarão prontos quando estiverem douradinhos. Deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha. Sirva quente.

DICA: Para verificar se o óleo já está na temperatura adequada, ponha um palito de fósforo dentro da panela. Ele irá ascender quando estiver bem quente, depois retire-o.

Somente frite salgados que estejam em temperatura ambiente. Se estiverem congelados eles irão se partir comprometendo seu sabor, textura e aparência.